CRAVdesaias

Blog da equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez

sexta-feira, março 03, 2006

Machismo ou uma questão de sexo

Não quero escrever muito, apesar de me apetecer...
Tudo o que eu disser - e há tanto para dizer - não fará diferença.
Não sei quem viu ontem as "Damas de Ferro", na Sport TV. Eu vi. E preferia não ter visto. Fiquei magoada. E o que é que isso importa? Não importa nada.

Não foi a reportagem em si. Visualmente gostei, apersar de a achar redutora.
O rugby não é um somatório de lesões mais uma opinião ao quadrado de quem não gosta de ver mulheres a jogar! E creio que foi isso que ficou. Que paixão é essa de jogadores que criticam outras pessoas por fazerem e amarem o mesmo? Talvez amem a mesma modalidade de modo diferente. Ajudem - me a perceber porque é que eu gosto tanto de rugby e convençam-me de que não devo gostar!

Concordo com a jogadora do Benfica que diz que o rugby é masculino quando é jogado por homens, e feminino quando jogado por mulheres. E também concordo com a Jales quando diz que uma coisa é dentro do campo, outra coisa é fora.
Mas por favor, pensei que esta discussão já não fizesse falta. Não é machismo? Então é uma questão de sexo!

Ainda bem que a minha mãe não viu!

7 Comments:

  • At sexta-feira, março 03, 2006 12:40:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Nao vi, o que foi pena. Pq gostas tantos de rugby? Pq sera? Razoes para nao gostares doe rugby, nao me parece que exista. O que nós temos de fazer é tentar mostrar as pessoas um sentido positivo daquilo que o rubgy é, contrariando a maioria que talvez nunca tenha reflectido, sobre o que é ou o que querem que seja..

     
  • At sexta-feira, março 03, 2006 1:14:00 da tarde, Blogger abnoxia said…

    Maria, quem criticou as mulheres que jogam rugby foram jogadores da selecção nacional de rugby!
    Porque é que só eles podem gostar de jogar e nós não???
    Porque é que só o rugby jogado por homens é bonito?
    O nosso também tem coração...

     
  • At domingo, março 05, 2006 4:46:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    mas nao é só o rugby jogado por homens que é bonito...
    o que o rugby tem de mais bonito é o facto de ser jogado por nos proprios...uma pessoa só consegue ver a verdadeira beleza do rugby jogando...
    claro que há gente que nao consegue ver isso...só é pena que quem nao consegue ver seja gente que joga á tanto tempo... pois apercebemo-nos de que apesar do tempo que têm disto ainda nao apanharam o espirito...

     
  • At domingo, março 05, 2006 6:47:00 da tarde, Blogger americo5787 said…

    Bem! Devo confessar que não vi o programa, por isso sei que estou limitado para falar sobre o mesmo e só me posso basear nas conversas que tive com algumas pessoas que o viram.
    1-Relativamente às questões de saude focadas na reportagem e lá comentadas como o cancro da mama e o cancro dos ovarios nada foi dito de novo para uma mulher bem informada que sabe que há uma provabilidade do cancro da mama na mulher aparecer apartir dos 35 anos faça o que elas fizer pratique ou não desporto, por isso as campanhas constantes nos meios de informação para a necessidade de se efectuar as mamografias anualmente, o cancro nos ovarios depois de falar com alguns medicos que me disseram que a afirmação de que o rugby influencia o aparecimento do cancro é uma verdadeira enormidade dita por alguem que não tinha mais nada para dizer!
    2-Sendo as pessoas que praticam, jogam rugby bastante inteligentes nunca praticariam uma modalidade em que pusessem deliveradamente a sua saude em risco de uma maneira tao banal!
    3-Pelo que me apercebi foi falado de um estudo realizado em França,que eu nunca ouvi falar e sigo bastante de perto o rugby francês, acho muito esquisito pois a França continua a apostar muito no rugby feminino e tem como objectivo para este ano ser campeão do Mundo. O rugby feminino francês tem tido o maior crescimento entre as modalidade colectivas praticadas em França! Uns dos grandes apoiantes do rugby francês está aqueles que é considerado um dos maiores expert do rugby mundial o Sr. Villepreux.
    4-A opinião dos interncionais sobre o rugby feminino; o rugby feminino nunca foi bem visto no seio da comunidade selecção nacional desde parte da sua equipa técnica até aos jogadores dessa selecção. Porquê? As opiniões ouvidos nunca foram suficientemente justificativas, diria são até banais e totalmente desprovidas de sentido. Uma explicação que eu posso avançar é o facto de terem medo que o rugby feminino possa tirar dinheiro, que ao nivel federativo é quase todo canalizado para a equipa senior! Mas em função da politica de financiamente desportivo governamental é obrigatorio que as federações tenham entre os seus atletas um percentagem de atletas femininos com o risco de serem menores os financiamentos. Outro factor que influencia os financiamentos é o número de atletas inscritos na federação e aí não há diferença e contam por igual, logo, é do interesse desses atletas que hajam muitas mulheres incritas. Se viram a reportagem e prestaram atenção as razões invocadas pelos internacionais mais não deveriam ser que banalidades!
    5-Só pode ter uma opinião negativa sobre o rugby feminino quem não vê, nem conhece mas somente ouviu falar! Continuo a achar que o melhor bandeira para que o rugby nacional cresça, masculino acima de tudo, é que o rugby feminino seja usado como factor para contrariar a imagem que a maioria dos portugueses têm sobre o rugby! O rugby ainda é visto como uma imensa pancadaria em que a bola é só uma desculpa, e assim as dificuldades de massificar o rugby. Só assim o rugby como desporto em Portugal terá futuro e deixará de ser visto como uma elite, ainda por cima preconceituosa!
    Evoluam!

     
  • At domingo, março 05, 2006 8:13:00 da tarde, Blogger abnoxia said…

    Américo, muito obrigada pelas tuas explicações.
    Não podemos mudar o mundo, mas podemos melhorá-lo!
    Acho que estas críticas só dão mais ganas de jogar!
    Cravitas rulez...

     
  • At sábado, março 11, 2006 4:19:00 da manhã, Blogger Okla said…

    Infelizmente, também não vi a reportagem.
    Mas, se de facto tentaram rebaixar o rugby feminino, é uma vergonha. Principalmente vindo de quem mais devia promover o rugby.
    O rugby feminino é tão válido quanto o masculino (a minha namorada não me permitia dizer mal, mesmo que quisesse. ela também joga)

     
  • At quarta-feira, março 29, 2006 2:43:00 da tarde, Blogger abnoxia said…

    Olá okla,

    Quem é a tua namorada?
    Onde é que ela joga?

     

Enviar um comentário

<< Home