CRAVdesaias

Blog da equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez

terça-feira, novembro 27, 2007

Concentração


"Menos concentradas e com mais dificuldade em realizar tarefas complexas. É assim que Pedro Murinello, pela segunda época treinador da equipa feminina de râguebi do Benfica, define as jogadoras da modalidade. "Em comparação com os homens, elas evoluem menos rapidamente e precisam de criar outros hábitos de concentração. Distraem-se muito com o que se passa à volta, por exemplo", explica o técnico. Mesmo assim, Pedro Murinell considera que há espaço para o râguebi feminino em Portugal. Só lamenta a falta de apoios, tanto ao nível da federação como dos clubes."
Ler toda a notícia em:
http://jn.sapo.pt/2007/11/23/desporto/o_das_aguias_reais.html

Contra mim falo, mas encontro aqui algum fundo de verdade.Porque será? Sim, deve haver alguma explicação, porque não significa isto que gostemos menos de Rugby...

Será que não queremos perder nada em nenhum momento?
Talvez consideremos que uma paixão assim não deva ser levada com a seriedade que o profissionalismo exige. Talvez queiramos mostrar o prazer que sentimos...Com alegria, sem enfados.
Mas, a verdade é que a "descontração" nos treinos paga-se cara nas competições. No meio de tantos "talvez", talvez possamos direccionar o prazer da distração para o prazer da evolução. A parte pior é conseguir que esta motivação seja colectiva, uma vez que não há dúvidas que o individual está submetido ao colectivo. Tornemos então as motivações individuais positivas contagiantes, fazendo jus ao espírito de equipa!

10 Comments:

  • At terça-feira, novembro 27, 2007 2:20:00 da tarde, Blogger americo5787 said…

    Duas notas:
    Não concordo que as mulheres evoluem menos rapidamente, bem pelo contrário, os níveis de satisfação é que são mais baixos, a sua progressão fica quase parada, , mas o seu desenvolvimento primário é bem superior no capitulo individual em comparação ao masculino do mesmo escalão. As dificuldades no seu desenvolvimento é o trabalho em equipa, aí sim o seu desenvolvimento é bem menor. As interacções entre as atletas é que é difícil de evoluir, aspecto fundamental para a modalidade.
    E é verdade, não querem perder nada em nenhum momento mas será mesmo essa a intenção?

     
  • At terça-feira, novembro 27, 2007 2:45:00 da tarde, Blogger abnoxia said…

    Está lançado o mote para a discussão!

     
  • At quarta-feira, novembro 28, 2007 12:18:00 da manhã, Blogger Unknown said…

    Concordo ctg Catarina, uma mulher que se preze tem que estar bem atenta a tudo o que a rodeia, nada nos pode escapar...a serio, acho mesmo que ja eh da nossa natureza!!!!

     
  • At quarta-feira, novembro 28, 2007 11:52:00 da manhã, Blogger americo5787 said…

    A desculpa da vossa natureza mais não é do que um sintoma de comodismo!
    Se aprenderem a dirigir essa capacidade de ver tudo para o objectivo proposta então conseguirão fazer tudo sem grandes dificuldades!
    Estão atentas é para verem o erro das outras...

     
  • At quarta-feira, novembro 28, 2007 5:36:00 da tarde, Blogger Unknown said…

    Isso de estarmos atentas so para ver o erro das outras tem muito que se lhe diga!!!!

    E nao eh comodismo...a verdade eh que tb concordo com a Catarina quando ela diz que treinamos com paixao e prazer, estamos ali para nos divertir acima de tudo!!! Talvez por isso o nivel de concentração nao seja o mais elevado, se calhar nao levamos as coisas tao a serio (note-se que me refiro em termos competitivos)como os treinadores gostariam...

    Os treinos servem para que as atletas possam evoluir, eh isso o que se deseja tanto individual como colectivamente...mas, falo por mim, o treino tambem serve para descontrair e conviver, com mais ou menos palhaçadas pelo meio e uns ou outros castigos :) acho que tudo faz parte, logo a concentração estará nos fifty-fifty!!!!

     
  • At quarta-feira, novembro 28, 2007 11:33:00 da tarde, Blogger americo5787 said…

    Não ponho em causa o prazer que grande parte de vocês têm pelo rugby. Não estou a ver o facto de estarem concentradas e ao mesmo tempo a divertirem-se em oposição ou serem antagónicas. Se as coisas fossem desta maneira os treinos teriam de ter o dobro da duração. Mas nesse caso quem não aguentaria os níveis de concentração seriam os treinadores.

     
  • At sábado, dezembro 08, 2007 5:37:00 da tarde, Blogger luis sa said…

    Boa noite:

    Antes de mais parabéns pelo vosso blogue.

    Relativamente a esta noticia, acho-a sinceramente um pouco machista, mas enfim...

     
  • At segunda-feira, dezembro 10, 2007 10:14:00 da manhã, Blogger abnoxia said…

    Machismo e feminismo são duas invenções que já perderam a validade...fait-divers que se tornaram aborrecidos...

    Em vez de convivermos com as diferenças naturais que existem entre sexos - como existem, aliás, entre novos e velhos, entre raças, etc - e de vermos o lado bom da coisa, criamos discussões que não levam a lado nenhum!

    Talvez esta discussão da concentração seja pertinente porque pode surgir de diferenças intrínsecas entre homens e mulheres...ou não!
    Até porque creio que a observação apontada na notícia não é depreciativa!

    Por outro lado, julgo que, mais do que ver a coisa da perspectiva homens/mulheres, podemos analisá-la da perspectiva das mulheres, tendo em conta aspectos como as motivações, as prioridades, entre outros.

    Já agora, será que as mulheres não exigem muito de si mesmas, em termos desportivos, porque acham que não se espera muito delas?

     
  • At segunda-feira, dezembro 10, 2007 10:55:00 da manhã, Blogger abnoxia said…

    Ah..Obrigada pelo comentário Luís!

    Já agora, retribuo: parabéns pelo coisas de Rugby!

    ;)

     
  • At terça-feira, dezembro 11, 2007 9:54:00 da tarde, Blogger luis sa said…

    Obrigado :)

    Mas sinceramente continuo achar o comentário um pouco "machista". O termo está entre parentesis :)

    Cps

     

Enviar um comentário

<< Home