CRAVdesaias

Blog da equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Breve história do 6-Nações II

1ª metade do século XX

Por 1900 todas as quatro equipas tinham já vencido o torneio que estava a crescer rapidamente em popularidade.

Na primeira década do século 20, Gales era a equipa a bater. Imbatível em casa entre 1900 e 1913, ganhou seis vezes o torneio antes de a Inglaterra se estabelecer como rival, o que coincidiu com a inauguração de Twickenham em 1910. O primeiro sucesso de Inglaterra em Twickenham foi contra Gales e iniciou um rea dourada para o rugby inglês.

Em 1910, os franceses, que jogaram em quatro torneios até essa data, iniciaram o nome de "Five Nations", “Cinco Nações” mas por 1931 a inadaptação da administração do rugby francês levou a que a Home Unions alteração as relações com eles. Depois disto o torneio tornou-se novamente uma competição interna até 1939-40, com o regresso da França, mas atrasada oito anos por causa da II Guerra Mundial.


Em 1926, a Escócia tornou-se a primeira Home Union a derrotar a Inglaterra em Twickenham, depois de a Inglaterra vencer o Grand Slam (vencer a Triple Crown e ganhar aos franceses) cinco vezes em oito anos. A Escócia conseguiu o seu primeiro Grand Slam em 1925, com um último jogo ser contra a Inglaterra em Murrayfield.

Em 1947 o torneio das cinco nações começou novamente – com uma excepção - em 1972, Gales e a Escócia recusaram-se jogar na Irlanda devido às tensões politicas – e a partir daí sem qualquer interrupção. Nos anos imediatamente após a guerra a Irlanda obteve três títulos incluindo duas consecutivas Triple Crowns em 1948 e 1949.