CRAVdesaias

Blog da equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Breve história do 6-Nações

Como falta menos de um mês para o inicio do torneio mais emblemático do rugby mundial, acho que é a altura de começar a contar a sua história!

O século XIX

Em 1871, Inglaterra e Escócia jogaram o primeiro jogo de rugby internacional. Gales e Irlanda juntaram-se na batalha em 1880, e o "Home International Championships" começou.
Inglaterra e Escócia foram as equipas mais com mais sucesso nos primeiros tempos, mas em meados de 1890's os galeses desenvolveram um novo sistema de jogo que alterou totalmente a face do que era o jogo.
Este sistema "four three-quarter" apareceu em 1893, quando Gales ganhou o torneio pela primeira vez, ganhando o "invisible trophy", a Triple Crown - ganhando às outras três equipas (este troféu é disputado, ganha-o a equipa que conseguir ganhar a todas as equipa britânicas, Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda).

O seu sucesso mostrou outra maneira de distribuir os jogadores, o 6 três quartos e 9 avançados já não era efectivo contra o sistema galês, 4 três quartos, que se tornou a norma quer nas selecções quer ao nível de clube!

Na próxima entrarei nos século XX!