CRAVdesaias

Blog da equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Breve história do 6-Nações III


Nos anos 50 foi o retorno dos franceses para tentarem dominar o jogo.
1959, os "Tricolores" ganham o torneio pela primeira vez.
Eles ganharam o torneio mais quatro vezes e em 1968 ganharam o seu primeiro Grand Slam.

Entre 1969 e 1979, Gales voltou novamente em força e este período é lembrado como a “Era Dourada” do rugby Galês. Ganhando a Triple Crown seis vezes, os galeses eram absolutamente imparáveis. Só uma excepcional França conseguiu que não alcançassem três Grand Slams numa década.

Nos anos 70's o Torneio das Cinco Nações tornou-se um acontecimento proeminente no hemisfério Norte com os jogos serem transmitidos pela televisão, ganhando assim uma enorme popularidade.

Ao longo da última década ajustou-se a uma nova era, o profissionalismo, o torneio tornou-se mais inglês.

Ganhando o Grand Slam três vezes, marcam o seu domínio conseguindo seis Triple Crown em oito épocas. Somente a besta negra de Inglaterra, a França, os pararam em 1997 e 1998.

Mais tarde a sorte inglesa diminuiu. Um ensaio no último minuto de Scott Gibbs impediu a Inglaterra de conseguir a sua quinta Coroa sucessiva e deu à Escócia a vitória no último Torneio das Cinco Nações do Milénio.

Com a chegada da Itália, o Cinco Nações tornou-se o Seis Nações, dando uma nova dimensão ao desenvolvimento e história do rugby no hemisfério Norte.
Com o continuo aumento da popularidade e do crescimento, o Seis Nações mostra-se pronto a enfrentar o novo milénio. Quanto tempo antes de se tornar sete … oito…?